segunda-feira, 8 de março de 2010

Dia Internacional da Mulher


Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher". De então para cá o movimento a favor da emancipação da mulher tem tomado forma, tanto em Portugal como no resto do mundo e hoje comemora os 100 anos.


Com este dia, pretende-se chamar a atenção para o papel e a dignidade da mulher e levar a uma tomada de consciência do valor da pessoa, perceber o seu papel na sociedade, contestar e rever preconceitos e limitações que vêm sendo impostos à mulher.

(Não é que eu ligue muito a este dia, mas foi só para não deixar passar em branco...)

Beijos para todas...

5 comentários:

  1. Eu confesso que tb não ligo muito a este dia, mas temos que compreender que para nós, agora, as coisas estão muito melhores! Mas para estas mulheres que viveram numa época bem diferente da nossa, este dia é demasiado importante para que o deixemos passar em branco!!

    O dia 8 de Março não é um simples dia de comemoração e de jantaradas! Para mim é acima de tudo um dia de respeito pelas mulheres que lutaram, que foram perseguidas e que morreram para que nós hoje possamos ter mais liberdade e dignidade!!

    Ritinha gostei muito do teu post!!

    ResponderEliminar
  2. Concordo contigo Cajuzinha...

    Não sou muito apologista deste dia porque não sou nada a favor de extremos. Da mesma forma que não gosto de machismo, não gosto de feminismo.

    No entanto compreendo que para as mulheres terem os direitos que hoje têm, foi necessário muita luta!!!

    Por isso um bem haja às mulheres :)

    ResponderEliminar
  3. grEat Post Riti :)
    and I just LOve tO be a wOman :D

    ResponderEliminar
  4. Gostei deste post por dimais.
    Sempre disse - sem pensar muito no assunto - que achava mal as mulheres terem um dia mas agora penso de forma diferente...
    Realmente as mulheres não viveram sempre nas condições em que nós vivemos..
    Aliás, há ainda mulheres que não vivem com os mesmos direitos que os homens...
    Um bem haja ao post esclarecedor!!!

    ResponderEliminar